Aprenda a organizar as finanças do seu lar com esses ensinamentos

13 de janeiro de 2023 Sem categoria
Aprenda a organizar as finanças do seu lar com esses ensinamentos

Olá, Vizinha(o)! O tema do meu post de hoje é voltado para quem que querem começar o mês dando um basta nas dívidas. Organizar as finanças de um lar é um desafio para o qual nem todas as pessoas estão preparadas. Isso porque a tarefa requer disciplina e muita colaboração de toda a família para que no fim do mês todas as contas estejam em dia. Para quem já se encontra em meio às dívidas, reorganizar a vida financeira pode parecer impossível, mas não é! Veja como solucionar este problema e sair do desespero com essas dicas. 

 

Conheça a sua realidade financeira

É inviável organizar as finanças da sua casa sem que antes você execute uma avaliação da sua situação financeira familiar. Parte dessa jornada consiste em compreender a renda mensal e aqui tudo conta: o salário, as remunerações variáveis como horas extras, comissões, décimo terceiro salário, férias e outros ganhos. Coloque no papel todas essas fontes de renda sobre todos os moradores da casa que contribuem ativamente nas contas do lar. 

 

Documente seus gastos 

Finanças: como fazer para o dinheiro render mais durante o mês

Agora que você já tem o montante final sobre todos os ganhos, é hora de colocar os gastos na ponta do lápis. Nesse momento, você pode ser ainda mais detalhista e separar gastos fixos e variáveis. O primeiro tipo é aquele que a gente sempre tem (e que o valor é o mesmo). Já o segundo tipo são despesas que não temos todos os meses ou cujo valor varia de tempos em tempos.

Só com esse exercício simples você já terá uma ideia se os gastos estão extrapolando o que você ganha. Também dá para ver com clareza o que precisa ser cortado. Ao criar o hábito de anotar tudo o que consumir, será fácil identificar hábitos que precisam ser modificados e os principais “vilões” das suas finanças.

 

Renegocie dívidas e priorize dívidas urgentes 

Se ao planejar como organizar as contas o resultado foi um pouco assustador, com mais dívidas do que dinheiro sobrando, é hora de arregaçar as mangas e mudar a realidade. Para isso, é importante aprender o que pagar primeiro na hora de lidar com essas obrigações.

O primeiro ponto a priorizar é pagar as suas contas recorrentes, como aluguel, conta de luz, água, gás, internet e outras. Os motivos para isso são a recorrência e relevância. Isso porque essas contas são mensais e não pagá-las significa entrar numa bola de neve financeira. Além disso, a ameaça de corte desses serviços básicos à sobrevivência também é algo indesejado. 

Nesse cenário, a renegociação de dívidas, principalmente as com maior taxa de juros, é importantíssima. Boas negociações são possíveis, já que o cobrador tende a amortizar as taxas para o recebimento de uma parte do débito. 

 

Pequenas economias fazem grandes diferenças no fim do mês

Neste momento de organização, abrir mão de alguns costumes e hábitos pode ser o segredo. Isso significa se atentar aos pequenos gastos, mesmo aqueles que parecem inofensivos. 

Além disso, existem outras formas de economizar que não atrapalham em nada a sua rotina. Apagar a luz, tomar banhos menos demorados, desligar eletrodomésticos da tomada, fazer refeições que demandam menos consumo de gás, economizar água, dentre outros, são fáceis de aplicar e fazem grande diferença. mulher e filho no EPA Supermercados economia de verdade é aqui. Aprenda como controlar suas finanças

Agora, se você quer economizar mesmo, faça sempre as suas compras no EPA. No EPA você encontra ofertas de hortifruti, açougue, frios, produtos de higiene e limpeza, mercearia e muito mais! Faça a diferença nas suas finanças: se organize e venha fazer as suas compras com quem realmente entende de economia. 

Confira sempre as nossas ofertas por aqui, no meu blog, ou nas nossas redes sociais 🙂