5 dicas de limpeza para quem tem pets

14 de novembro de 2019 Dicas
5 dicas de limpeza para quem tem pets

Há sensação melhor do que chegar em casa e encontrar com o seu bichinho esperando por você? Não importa se é cachorro, gato ou passarinho, os pets sempre têm um espaço privilegiado na vida da gente. Mas não podemos negar que eles também dão um certo trabalho, ainda mais quando se trata de limpeza. Então, separamos para você que é mãe ou pai de pet 5 dicas incríveis sobre limpeza e higiene. Dê uma conferida!

Tente treinar seus animais

Já pensou em treinar seus animais para que não subam nos móveis? Tanto gatos, quanto cachorros, soltam muitos pelos, portanto, para evitar sujeira desnecessária, talvez seja interessante adestrá-los para que não subam em sofás e camas. Esses animais são muito inteligentes, e com um pouco de esforço, dedicação e repetição, em pouco tempo eles entenderão que não devem ocupar esses locais.

Tome cuidado com os produtos químicos

Para a limpeza dos locais de uso dos pets, procure sempre produtos que não apresentem substâncias perigosas a eles (essa informação deverá estar no rótulo do item). Uma outra dica é diluir bem os produtos químicos e afastar os bichinhos do local quando o material for utilizado.

É importante que toda substância química seja armazenada em local de difícil acesso para o pet. Além disso, evite produtos que deixem resíduos ou soltem partículas que possam ser engolidas. 

Atenção aos pelos!

Entre os problemas de limpeza que pais de pets enfrentam, um dos maiores é a quantidade de pelos que os animaizinhos liberam. Quando há gatos ou cachorros em casa, é impossível impedir que isso aconteça, mas há algumas práticas que você pode testar para tentar controlar. 

Primeiramente, mantenha os pelos de seu animal sempre tosados e os escove regularmente com escovas especiais, pois elas retiram os pelos soltam e evitam que eles se espalhem pela casa. Além disso, procure por rações e shampoos adequadas ao seu animal para reduzirem a queda de pelo.

Antes de usar o aspirador para remover o acúmulo de pelos, esfregue uma pedra-pomes no tapete ou no carpete: isso faz com que a sujeira desgrude na superfície e facilita a limpeza. Outro truque, agora para tirar os pelos de móveis estofados, é esfregar uma luva ou outro material de borracha sobre o material. Por causa da energia estática causada pela fricção, os pelos ficarão grudados na borracha. Uma fita adesiva também pode ajudar com isso.

Mantenha os locais de uso do pet sempre higienizados

Para evitar odores indesejáveis, mantenha o lugar onde o pet faz suas necessidades sempre limpo e lavado. No caso da caixa de areia do seu gato, aplicar bicarbonato de sódio antes de colocar a areia fará com que o mau-cheiro seja absorvido, e o melhor: não incomodará o bichano.

limpeza - caixa de areia

As camas e casinhas também precisam ser lavadas com frequência, para evitar o acúmulo de fungos e parasitas, como o carrapato e as pulgas. Sabão e detergentes neutros são os ideais para essa tarefa, já que não possuem fragrâncias fortes que podem afetar o olfato sensível do animal.

Se as vasilhas de comida e água não forem limpas corretamente, a saúde do pet pode sair prejudicada. Para isso utilize álcool: além de eliminar odores, esse produto tem ação bactericida.

Mantenha a frequência de limpeza

Para que essas práticas realmente funcionem, a limpeza deve ser feita periodicamente. O recomendado é efetuar essa higienização completa ao menos uma vez por semana em todos os locais aos quais o animal tem acesso. E lembre-se: quanto maior o número de pets que você tiver em casa, mais frequente e intensa deverá ser essa limpeza.

Gostou das nossas dicas e está interessado em mais informações como estas? Então, você está convidado a conferir nossos outros conteúdos aqui mesmo no blog. Aproveite!