6 dicas para economizar nas festas de fim ano
19 de dezembro de 2019 DicasNão tem como não ficar animado com as festas de fim de ano, não é mesmo? A gente passa o ano inteiro planejando esse momento e, quando ele chega, queremos nos esbaldar como se não houvesse amanhã. Mas você não pode se esquecer que o “amanhã” vai chegar e, se você não tiver sido consciente nos seus gastos, ele virá repleto de dívidas.
Sabemos que é fácil ser seduzido pelas propagandas divulgando comidas deliciosas e presentes luxuosos, mas o próximo ano já começa com IPTU, IPVA e material escolar e você não vai querer ter gastado todo o orçamento com festas. Então, vamos te ajudar a economizar neste fim de ano. Confira!
Não compre por impulso
As vitrines ficam mais lindas e atrativas do que nunca na época do Natal e Ano Novo, então, tome cuidado para não comprar por impulso. Planejar as compras e não sair sempre com o cartão de crédito ajuda bastante nesse ponto, mas falaremos disso mais a fundo daqui a pouco.
Lembre-se que o melhor presente não é o mais caro, mas sim aquele que tem o significado mais forte para você para a pessoa presenteada. Portanto, se o orçamento estiver curto, não há necessidade de comprar relógios, joias e perfumes. Você pode tentar, inclusive, fazer presentes artesanais, como também falaremos na próxima dica.
Algo que também vai te ajudar bastante a não desperdiçar dinheiro é usar aplicativos e sites de comparação de preços. Essas ferramentas tornarão mais fácil resistir à tentação de adquirir aqueles produtos e serviços divulgados como “imperdíveis”, “últimas unidades” e “preço baixo só hoje”.
Faça você mesmo
Como já dissemos, uma ótima opção para economizar é produzir, você mesmo, os presentes. Claro que, muitas vezes, não é possível fazer tudo do zero, mas, se tiver tempo, você pode personalizar objetos ou customizar as roupas que você pretende dar de presente. Esse método fará o presente muito mais significativo para ambos os envolvidos na troca de presentes.
Botar a mão na massa também pode ser terapêutico e relaxante. Cozinhar os pratos da ceia, em vez de já comprar tudo pronto, além de ser mais barato, pode ser muito divertido e se tornar um momento de confraternização entre amigos e família, se eles também forem envolvidos.
Não abuse do cartão de crédito
Cartões de crédito podem ser um perigo quando não usados com consciência. Sabemos que eles são nossa salvação em situações emergenciais, mas que tal usá-los preferencialmente só nesses momentos? As taxas de juros dos cartões tradicionais são altíssimas e podem comprometer muito as suas contas do próximo ano.
Então, tudo que puder ser comprado à vista ou no débito é melhor que seja feito dessa forma. Mas, é claro que só você conhece as suas condições. Se a única maneira possível for comprar no crédito, aproveite suas festas e se preocupe com as contas depois.
Planeje e compre com antecedência
Planejamento e pesquisa podem salvar, e muito, seu orçamento no fim do ano. Com tempo hábil, você poderá comprar os produtos desejados aos poucos, negociar preços e encontrar boas promoções, já que os valores aumentam conforme a data das festas se aproximam.
Com tempo, também será possível fazer as contas e ver quanto de orçamento você tem disponível, além de montar uma lista com os itens que realmente devem ser comprados. Se você pretende comprar em lojas online, recomendamos fazer uma planilha comparando os preços encontrados, para que você não compre o mesmo produto por um valor mais alto. Também existem aplicativos que realizam essa tarefa.
Sugira um amigo-oculto
A maior vantagem do amigo-oculto é que os participantes podem definir uma média de preço para os presentes. A ideia é discutirem entre si e, a partir disso, entrar em um consenso sobre qual é o melhor valor para que não fique pesado para ninguém, mas, que mesmo assim, permita comprar ou produzir presentes legais.
Elabore festas colaborativas
Já passou da hora de quebrar o tabu que festas colaborativas são uma proposta deselegante. Você pode se sentir desconfortável em propor que cada convidado ajude com alguma coisa, mas essa é uma forma muito prática de economizar e estimular o engajamento de todos nas festas de fim de ano, então, que tal tentar?
Os participantes da festa podem dividir as responsabilidades: cada um pode levar um prato ou bebida, e também artigos de decoração ou utensílios para a festa. Essa tática diversificará o cardápio e fará com que haja opções para todos os gostos. E não se esqueça que todo mundo tem que ajudar na limpeza pós-festa, hein?
O 13º no bolso motiva qualquer um a ir às compras, mas esperamos que as nossas dicas te ajude a não afundar nas dívidas neste fim de ano. Assim você vai conseguir aproveitar plenamente a companhia de quem você mais ama e, é claro, comer e beber sem culpa na consciência. O EPA te deseja boas festas!