Comida congelada x fresca: conheça vantagens e desvantagens
24 de novembro de 2020 Alimentação saudávelDicasEconomiaHá anos a comida congelada ganhou notoriedade nos lares brasileiros. A praticidade, a comodidade e a longa durabilidade são pontos positivos que favoreceram a popularidade e venda de alimentos desse tipo. Além do setor de congelados industrializados, esse post é uma forma de esclarecer diferenças entre os congelados industrializados e os in natura, além de comparar vantagens e desvantagens desses com alimentos frescos. Ficou curioso? Leia o post completo!
Alimentos congelados industrializados vs alimentos congelados in natura: qual a diferença?
Primeiramente, é importante esclarecer a diferença entre esses dois tipos de alimentos congelados. Os alimentos congelados industrializados geralmente são refeições rápidas de fazer em que o alimento comprado vai do freezer diretamente para o forno (elétrico, a gás ou microondas). Esses alimentos são relativamente recentes no mercado mas já se encontram numa variedade surpreendente que vai da lasanha pronta, ao strogonoff, hambúrguer de microondas, etc. Essa infinitude se dá devido a praticidade desses alimentos. Já os alimentos congelados in natura são aqueles que foram diretamente para o congelador, a fim de aumentar sua durabilidade. É possível encontrá-los no supermercados, como frutas congeladas ou fazer o processo em casa de forma descomplicada.
Carne congelada vs carne fresca
A qualidade da carne congelada pode ser similar àquelas da carne fresca, se cuidados adequados forem tomados durante o congelamento. Dessa forma, a qualidade do alimento vai depender, em maior grau, das condições dessa carne anteriormente: se ela é de boa qualidade, seu teor de gordura, seu transporte e outros. Assim, a carne congelada, ao ser consumida, apresenta qualidade muito semelhante à carne fresca, perdendo somente em termos de textura, já que é comum que a carne fique um pouco menos macia após ser congelada.
Outro ponto é a questão da durabilidade. Uma carne congelada corretamente pode durar até 3 meses no freezer. Outro fator que prolonga a duração da carne congelada é o cozimento prévio. Uma carne temperada e cozida dura mais que uma carne crua no congelador. Por fim, só descongele o alimento se for consumi-lo. Caso contrário, o descongelamento seguido de um novo congelamento pode interferir na qualidade e acabar estragando a carne.
Legumes congelados vs legumes frescos
Praticamente todos os alimentos podem ser congelados. As baixas temperaturas favorecem o armazenamento e durabilidade de uma lista infinita de alimentos. Assim, com os legumes não poderia ser diferente. Neste caso, é importante ressaltar que os legumes congelados apresentam uma queda de nutrientes em relação aos seus idênticos in natura. Apesar dessa desvantagem, os alimentos congelados apresentam uma vantagem na rotina de pessoas que não possuem tempo para se dedicar à cozinha. Dessa forma, entre não comer e comer o alimento do congelador para a panela, a segunda opção certamente é a melhor.
Além disso,a melhor forma de garantir a consistência dos legumes que vão para o freezer é cozinhá-los antes de armazenar. Isso permite que eles durem até 90 dias no congelador.
Frutas congeladas vs frutas frescas
As frutas frescas certamente são mais práticas: pegou, comeu. Mas, dependendo do seu propósito, por exemplo, caso você queira fazer uma vitamina, e do nível de amadurecimento da fruta, vale a pena congelar. A frutas quando congeladas, mesmo que estejam quase estragando, tem a durabilidade aumentada. Além disso, elas são perfeitas para vitaminas, smoothies, sucos e cremes do congelador direto pro mixer. Algumas frutas podem perder alguns nutrientes neste processo, mas nada disso significa que elas não sejam super nutritivas em ambas as formas. Ah, e as receitas com frutas congeladas são uma ótima pedida para se refrescar no calorão!
Gostou do nosso post? No EPA você encontra as melhores ofertas em açougue, hortifruti e muito mais! Siga as nossas redes sociais e fique por dentro das nossas promoções! 🙂