A receita perfeita de blend para hambúrguer + acompanhamentos

16 de agosto de 2021 Sem categoria
A receita perfeita de blend para hambúrguer + acompanhamentos

No dia 28 de maio é celebrado o Dia do Hambúrguer e, pra comemorar em grande estilo, te ensinaremos a preparar um blend perfeito! Afinal, a ideia de que o hambúrguer é comida de rua ficou lá atrás, agora, o prato recebe preparos mais sofisticados valorizando o melhor dos seus ingredientes. Deu água na boca? Então leia o post completo e se delicie com um hambúrguer gourmet, suculento e cheio de sabor! 

 

Primeiro de tudo, o que é um blend

carnes para blend carne de Hambúrguer

O blend consiste na mistura equilibrada de carnes moídas e gorduras que resultarão no seu hambúrguer. Lembre-se que um bom hambúrguer remete a um bife, e por isso, deve ser suculento e ter textura firme, oferecendo certa resistência.

 

Diferentes tipos de carne resultarão em diferenças de sabor e textura. E, no fim das contas, o ideal será montar um blend de acordo com suas preferências pessoais. Entretanto, como a carne para o preparo é necessariamente carne moída, talvez não valha a pena investir muito em cortes  mais macios, pois no fim isso não fará muita diferença. 

 

Assim, os cortes do dianteiro do boi têm cor mais escura, como o peito, peixinho, paleta e acém, pois são mais irrigados e, portanto, possuem o sabor de carne mais acentuado. Os cortes localizados na parte traseira  são mais claros, como o coxão mole, alcatra ou mignon, e possuem a carne mais macia e com sabor mais delicado. 

 

Outro ponto que deve ser levado em conta é a quantidade de gordura que o corte possui.  No caso de carnes mais gordas como o bife ancho, flatiron ou costela, que já possuem uma quantidade grande de gordura entre suas fibras, a quantidade de gordura extra necessária para o blend será muito menor ou até mesmo desnecessária.

 

Em um blend você pode misturar dois ou mais cortes diferentes de carne, acertando o sabor a sua preferência.

 

A gordura para um hambúrguer molhadinho e suculento

 

Como foi dito anteriormente, a gordura tem um papel importante no sabor do hambúrguer. Ela será responsável por agregar sabor e untar a carne do hambúrguer, deixando o preparo ainda mais suculento e saboroso.

 

A proporção de gordura para um bom hambúrguer varia entre 15 e 25%, mais que isso pode comprometer a consistência e o sabor da sua carne. 

 

Assim, a gordura pode ser proveniente do próprio corte (ex: gordura + carne do peito, do coxão duro, da costela, fraldinha) ou de outro corte (gordura da picanha, chorizo, peito, tutano), ou ainda, pode ser gordura de outro animal como a barriga de porco, por exemplo. 

Algumas dicas finais:

 

Pincele a carne com azeite!

 

Antes de levar o hambúrguer seja à grelha, à chapa ou à frigideira, pincele com qualquer gordura, pode ser azeite, manteiga derretida, óleo, banha, etc. Isso evita que ele grude na chapa/grelha e deteriore sua superfície.

 

Como temperar? 

 

Você pode colocar sal no seu hambúrguer na hora de levar ao fogo ou logo em seguida, quando retirar do fogo, polvilhando sal e pimenta moída na superfície.

 

Não é aconselhável colocar sal ou outros temperos muito tempo antes de levar o hambúrguer ao fogo. Isso porque, nesse processo, o hambúrguer perderá água e, consequentemente, sua suculência.

 

Vamos para as receitas de blend…

Receitas de blend para fazer ao seu gosto: 

As porcentagens indicam a medida de cada corte em relação a quantidade total de hambúrgueres que você irá fazer. Por exemplo, para fazer 5 hambúrgueres de 200g cada, você pode fazer um blend com 450 gramas de patinho, 350 gramas de acém e 200 gramas de costela bovina, todas moídas. Veja outras proporções deliciosas: 

Hambúrguer caseiro

50% patinho, 25% acém, 15% gordura de peito, fatias finas de bacon para envolver o disco.

45% patinho, 35% acém, 20% costela bovina

75% costela bovina, 25% peito.

60% fraldinha, 40% maminha.

50% coxão mole, 40% peito, 10% gordura de dianteiro.

50% peito, 25% acém, 25% fraldinha.

60% peito, 20% acém, 10% fraldinha, 10% bacon.

 

Basta misturar as partes e fazer os discos que podem ser cozidos em frigideira, chapa ou churrasqueira. Tempere na hora de fritar ou logo em seguida. 

Ideias de acompanhamento para o seu hambúrguer… 

 

1- Batata rústica

Corte as batatas em meias luas e distribua em uma assadeira. Acrescente azeite, sal e ramos de alecrim a gosto. Se preferir, adicione também bacon em cubos e um pouco de parmesão ralado. 

 

2- Anéis de cebola 

 

você irá precisar de: 2 cebolas médias cortadas em anéis de 1,5 cm. Meio copo de leite, meio copo de farinha de trigo, um copo de farinha de rosca, um ovo, sal e pimenta do reino a gosto e óleo para fritar. 

 

Primeiramente, misture a farinha de trigo, o leite e o ovo e tempere a mistura com sal e pimenta a gosto. Em seguida, empane os anéis, um por um. Para isso, mergulhe os aneis na mistura feita anteriormente e, em seguida, passe na farinha de rosca e reserve. Por fim, basta fritar os anéis de cebola empanados em óleo quente. Lembre-se de fritar poucos anéis por vez, para que eles não fiquem encharcados.  

 

3- Maionese de alho (ou molho verde caseiro)  

 

Para essa receita simples e deliciosa, típica das lanchonetes, você irá precisar de: 1 gema

1 colher de sopa de suco de limão, 1 pitada de sal, 250 ml de óleo neutro, cheiro verde a gosto e 3 dentes de alho. 

 

Em uma vasilha e com a ajuda de um batedor, misture bem a gema com  o suco de limão e uma pitada de sal. Você também pode usar um mixer, uma batedeira ou o liquidificador. Quando a primeira mistura já estiver bem homogênea, adicione o óleo aos poucos. Primeiro, quase em gotas, depois em fio. E batendo sem parar até que todo o óleo seja incorporado. Ao final deste processo a sua maionese já estará pronta, falta apenas incorporar o alho e o cheiro verde. Você pode bater tudo junto no liquidificador ou, se preferir, incorporar o alho e as ervas picadinhas à maionese.  

 

4- Picles de cebola roxa 

picles de cebola roxa

Esse acompanhamento pode ser guardado por até 3 meses na geladeira, é fácílimo de fazer e acompanha diversos pratos.

 

Você vai precisar de: 2 cebolas roxas fatiadas em meias luas finas, 1 xícara de chá de água, meia xícara de chá de vinagre, 2 colheres de açúcar cristal, um fio de azeite, sal e pimenta do reino a gosto. 

 

Em uma panela acrescente o vinagre, água, sal, açúcar e o azeite. Assim que levantar fervura, acrescente as cebolas cortadas, cozinhe por 1 minuto e coloque em um recipiente de vidro com tampa. Depois de esfriar, guarde na geladeira e utilize quando quiser. 
Aproveite as promoções da quinta da carne do EPA e se delicie com um hambúrguer gourmet feito em casa e gastando pouco. Vem pro EPA e Feliz dia do Hambúrguer!