Veja como fazer o armazenamento de alimentos de forma correta!
16 de maio de 2019 DicasO armazenamento de alimentos é uma coisa que ainda pode gerar muitas dúvidas nas pessoas. Ele vai depender do tipo de comida, do seu estado de conservação e em quanto tempo será consumida.
Guardar os alimentos corretamente faz com que você consiga conservá-los por mais tempo, evitando desperdício e conseguindo economizar na hora das compras. Para te ajudar separamos algumas dicas sobre como armazenar cada tipo de alimento, confira!
Como fazer o armazenamento de alimentos de forma correta?
Para te explicarmos de forma completa sobre o armazenamento de alimentos, separamos em partes: embalagens, como funciona uma geladeira e como guardar cada tipo de alimento.
Embalagens, qual a melhor escolha?
A primeira dica que te damos é que guardar comida ou congelá-la em potes de plástico pode não ser a melhor opção. A comida quando está quente ou congelada e fica em contato com o material do recipiente, pode fazer com que ele libere substâncias tóxicas prejudiciais à saúde.
Por isso, papel alumínio e filme plástico também não são boas escolhas para embalar suas comidas, se for algo rápido, só para transportar de casa para o trabalho, por exemplo, é aceitável, mas se for ficar muito tempo guardado eles também podem liberar toxinas.
Nesses dois casos o ideal é optar por potes de vidro ou papel manteiga.
Como funciona cada parte da geladeira e como guardar os alimentos nela?
A lógica das geladeiras de maneira geral é a seguinte, as parte mais altas são mais geladas e as baixas são mais quentes e a porta é o local onde tem uma maior variação de temperatura. Veja o que guardar em cada parte:
-
Gaveta inferior
Essa é uma parte da geladeira que é menos refrigerada ela é indicado para frutas, verduras e legumes, pois esses são alimentos mais sensíveis a temperaturas muito baixas podendo ser estragados facilmente.
Uma dica importante é fazer a separação dos alimentos para que não ocorra contaminação cruzada. Algumas frutas, como por exemplo, a banana libera etileno, uma substância que acelera o processo de amadurecimento. Se não for esse o seu objetivo, é importante que você coloque cada alimento em uma embalagem.
-
Última prateleira
Essa parte é ideal para guardar frutas e alimentos que precisam ser descongelados.
-
Prateleiras intermediárias
Feita para guardar alimentos que estão prontos e que serão consumidos rapidamente. Sobras de comida e algo que já esteja cozido.
-
Prateleira superior
Por ser uma parte mais fria, a prateleira superior é ideal para guardar leite, iogurte, requeijão e queijos.
-
Gaveta superior
Se a sua geladeira possui esse compartimento ela a parte para guardar carnes que serão preparadas, manteiga e embutidos.
-
Porta
Por não ter uma temperatura tão estável, coloque bebidas, industrializados que serão consumidos rapidamente, molhos e temperos.
Como guardar cada tipo de alimento?
Veja como guardar corretamente cada tipo de alimento.
-
Verduras
As verduras em geral (alface, rúcula, couve, etc), são compostas por muita água, por isso elas têm uma facilidade para estragar muito fácil. Antes de guardá-las é importante lavar bem e escorrer a água o máximo possível para que fiquem mais “secas”. Coloque cada uma delas em um pote limpo e guarde na parte debaixo da geladeira.
-
Legumes
Existem diversos tipos de legume, alguns precisam ir para a geladeira, como cenoura, brócolis e pepino, outros como a batata podem ficar do lado de fora.
-
Frutas
A maioria das frutas devem ser guardadas em temperatura ambiente, mas algumas precisam ir para a geladeira, como mamão, caqui, uva, pois são mais delicadas. Toda fruta depois de cortada deve ir para a geladeira se não for ser consumida imediatamente, isso ajuda a preservá-las.
-
Carne
A carne crua pode ficar até 48h na geladeira, depois disso ela já começa a estragar. Se for comprada congelada você precisa colocá-la direto no congelador chegando em casa. Dentro do congelador ela dura alguns meses, é importante lembrar de sempre deixar ela embalada ou dentro de um pote, de preferência de vidro.
-
Alimentos secos
Grãos, biscoitos, farinhas entre outros alimentos que são secos, devem ser guardados em armários em temperatura ambiente, após retirados da embalagem armazene eles em potes bem fechados.
-
Enlatados
Enquanto estiverem fechados esse tipo de alimento pode ficar no armário, depois que são abertos é bom passar para um pote e guardar na geladeira.
Esperamos ter te ajudado a entender mais sobre o armazenamento de alimentos. Para ter acessos a mais conteúdos como esses é só assinar a nossa newsletter!