Como aproveitar as cascas dos vegetais?

04 de dezembro de 2019 Dicas
Como aproveitar as cascas dos vegetais?

Normalmente, quando estamos preparando as refeições, jogamos no lixo as sobras, cascas e caroços. Essa prática pode fazer com que vários nutrientes e benefícios dos vegetais sejam desperdiçados. Mas, com o tema “sustentabilidade” em alta, as cascas de frutas e legumes, principalmente, foram redescobertas e estão recebendo, gradualmente, seu devido valor.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mais da metade de todo o lixo doméstico que é gerado no Brasil é orgânico. Isso significa que a maior parte dos resíduos que produzimos é formado por cascas de frutas, verduras e outras sobras alimentares. Isso representa toneladas de lixo ocupando espaço em aterros e lixões e poluindo o ecossistema. 

Diante disso, vários estudiosos chegaram à conclusão que o reaproveitamento de resíduos orgânicos é a melhor forma para solucionar esses problemas. Apesar de todos os seus pontos positivos, há um cuidado que deve ser tomado: a casca é a parte do vegetal que mais acumula agrotóxicos. Portanto, dê preferência a alimentos orgânicos, que possibilitarão que seus benefícios sejam integralmente aproveitados.

Agora, sem mais delongas, vamos às melhores formas de consumir as cascas dos vegetais. Confira!

Compostagem

Um dos usos mais comuns das cascas e sobras de vegetais é a compostagem. Por serem matéria orgânica, eles são uma ótima forma de adubar o solo e ainda contribuir com o meio ambiente. Se todo o resíduo orgânico que é produzido no Brasil fosse transformado em húmus seria possível evitar emissões do prejudicial gás metano, reduzir os espaços ocupados em aterros e lixões e também a poluição de solos, lençóis freáticos e da atmosfera.

Além disso, o processo da compostagem traz benefícios pessoais: um estudo mostrou que o contato com o húmus traz efeitos antidepressivos e até diminui alergias, dores e náuseas. Portanto, se você tem uma horta ou um jardim em casa, essa certamente é uma das melhores opções para o reaproveitamento de cascas de vegetais.

compostagem

Alimentação

Não é só o “miolo” dos alimentos que podem ser comidos: as cascas também podem ser transformadas em petiscos e refeições deliciosas. As cascas de batatas, por exemplo, podem ser snacks tão gostosos quanto a tradicional batata frita: coloque as cascas em um tabuleiro com azeite, sumo de limão, orégano, sal e pimenta. Leve ao forno durante 10 a 15 minutos a uma temperatura de 250º. Pronto! Já pode experimentar essa delícia!

cascas - batata

Além das batatas, as cascas, no geral, são ricas em fibras e, em sua maioria, possuem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, sendo ideais para a preparação de tortas, sopas, bolos, doces, petiscos, farofas, sucos, chás e geleias.

Limpeza

Você sabia que as cascas de alguns vegetais também podem ser utilizadas na limpeza de casa? As cascas de frutas cítricas, principalmente laranja e limão, são ótimas opções para limpar vidros, fornos e micro-ondas, por exemplo. Já as cascas de banana são usadas para lustrar e polir pratarias, uma vez que conferem brilho à superfície metálica, além de serem alternativas para higienizar e tirar manchas de velas dos móveis.

cascas de laranja

A casca do limão é tão multifuncional que ela também serve para limpar aquela superfície interna escurecida da chaleira: encha-a com água e um punhado de cascas de limão e ponha-a para ferver. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e deixe “de molho” por uma hora. E, para terminar o processo, basta escorrer e lavar bem.

Repelentes

cascas - repelente

As cascas das frutas cítricas possuem odores que repelem os inconvenientes pernilongos e outros insetos, no geral. Você pode substituir os repelentes de tomada por cascas de limão, laranja ou tangerina e espalhá-las em locais estratégicos da casa. A técnica vai aromatizar o ambiente e mantê-lo livre dos mosquitos.

Beleza

Essa informação você provavelmente ainda não conhecia: algumas cascas de vegetais apresentam substâncias muito benéficas à saúde da pele. A casca da banana, por exemplo, quando reunida com açúcar, produz um ótimo esfoliante corporal. É só esfregar a mistura no corpo, e depois enxaguar durante o banho. Essas cascas possuem antioxidantes, potássio e propriedades cicatrizantes e, além de eliminar as células mortas, o produto elimina as toxinas, tonifica e revitaliza a pele.

cascas - esfoliante

As cascas de batata e de pepino são utilizadas para reduzir o inchaço ao redor dos olhos. Tudo o que você precisa fazer é pressionar o lado úmido das cascas frescas na pele durante 15 minutos. Esse método fará com que amenize as olheiras e hidrate a região. O reaproveitamento das cascas de batata também pode ajudar a aliviar sintomas da acne.

 

Agora você percebeu todo o potencial que está perdendo jogando fora as cascas dos vegetais? Além de apresentar várias funções práticas como as que apresentamos, o reaproveitamento de cascas é uma ação muito amigável ao meio ambiente também. Gostou das nossas dicas? Então segue a gente lá nas redes sociais!