Como incluir frutas e legumes na alimentação das crianças?
26 de maio de 2020 DicasIncentivar uma boa alimentação aos filhos é muito importante. Isso porque, comer bem é hábito. E quando o hábito é estabelecido desde a infância, muitos problemas de saúde são evitados na vida adulta. Entretanto, sabemos que muitas vezes as crianças apresentam resistência em comer frutas, legumes e vegetais. Por isso, para provar que a tarefa pode ser lúdica e muito mais simples do que você imagina, selecionamos neste post dicas de como incluir frutas e legumes no cardápio das crianças. Ah! e se você é um adulto que se alimenta mal, esse post também é para você. Dê uma lida!
Alimentos saudáveis vs Alimentos processados
Toda criança ama biscoito, chocolate, salgadinhos e refrigerante. Sabemos que os “snacks” são comidas confortáveis para o paladar infantil. Entretanto, uma dieta baseada apenas em alimentos ultraprocessados pode levar à obesidade e, consequentemente, problemas como diabetes e hipertensão. Por isso, não deixe que as crianças troquem refeições importantes como almoço, jantar ou café da manhã pelos ultraprocessados. Eles devem funcionar como um “agrado” e não como alimento principal. No almoço e jantar invista em alimentos variados ricos em proteínas. O tradicional arroz com feijão nunca falha! Acompanhados de salada de folhas, carne e legumes, não tem erro.
Mas afinal, como acostumar as crianças a comerem frutas e legumes?
A tarefa não é difícil, mas é preciso disciplina. Para que a criança aprenda a comer alimentos que não está acostumada, é preciso que estes sejam incluídos frequentemente em sua alimentação. Assim, uma pessoa que nunca comeu couve, por exemplo, não vai aprender a comer o vegetal de um dia para o outro. Aos poucos inclua alimentos em sucos e vitaminas. Essa é uma forma muito simples de treinar o paladar e acostumar com o sabor de frutas, legumes e vegetais. Bata uma cenoura crua e descascada com o suco de dois limões e 500 ml de água para um suco vitaminado e com o sabor igualzinho de limonada! Essa mesma receita também vai super bem com inhame cru. Cozinhe o feijão com beterraba e transforme em tutu. Ao invés da batata, corte o inhame bem fininho para fazer chips. Afinal, não é necessário privar a criança de um agrado, não é mesmo? Não é preciso mudanças radicais, com pequenos truques é possível adquirir hábitos melhores.
Use a imaginação para criar lanches divertidos
Na hora de cativar os filhos com frutas e legumes a criatividade é uma ótima aliada! Fazendo bichinhos e brincando com a forma dos alimentos na hora de servir faz com que a aparência dos alimentos desconhecidos seja menos “assustadora”. Veja algumas ideias abaixo:
Faça as refeições em família
Fazer refeições em família é uma ótima forma de apresentar novos alimentos aos filhos. Isso porque, o bom exemplo e o esforço positivo são ótimos para o aprendizado. Dê exemplos, converse com seus filhos e se divirta. Assim, os pequenos entenderão que comer não é uma tarefa chata e que estar em família é tudo de bom!
Gostou? Para mais dicas sobre o dia a dia em família, qualidade de vida, alimentação saudável e muito mais, acesse nosso canal no YouTue e o nosso instagram! Durante o mês de maio tivemos 4 convidadas com dicas para facilitar a rotina com as crianças em casa. #SeuSuperVizinho