Cuidados que você deve ter ao esquentar marmita no micro-ondas
26 de julho de 2022 DicasUma boa forma de se alimentar bem e com economia é aderir ao uso de marmitas. Além de ser uma opção econômica para quem precisa comer fora de casa, as marmitas também são ótimas para quem não tem tempo de se dedicar ao fogão. Entretanto, ao aquecê-las no micro-ondas, alguns cuidados podem ser tomados para garantir que nenhuma parte da comida fique fria ou com textura estranha. Tudo isso, é claro, pode ser feito sem que você precise gastar mais tempo que o de costume. Por isso, no post de hoje te daremos dicas infalíveis para aquecer a sua marmita deixando a sua refeição mais saborosa. Gostou da ideia? Então vem ler o post completo.
O mais importante: cuidado com o material!
O micro-ondas é um eletrodoméstico muito versátil e fácil de usar. Entretanto, alguns materiais não se comportam bem com esse sistema de aquecimento, podendo inclusive, causar explosões domésticas e curtos circuitos. Por isso, é importante que você preste atenção ao material da sua marmita.
Materiais como alumínio, metal e louças com detalhes dourados ou prateados, por exemplo, podem provocar explosões e incêndios caso sejam colocados no micro-ondas.
Outro exemplo que pode ser ruim para a saúde são alguns tipos de plástico, como os que contém a substância química Bisfenol A em sua composição. Esses tipos, quando aquecidos, podem liberar toxinas na refeição que causam danos à saúde a longo prazo, como aparecimento de câncer.
Potes de isopor também não devem ser utilizados para este fim. Esse cuidado básico vai garantir mais segurança na hora de esquentar sua marmita.
Potes que podem ser utilizados para marmita
No geral, os potes de vidro são ideais. Dê preferência aos refratários e às assadeiras apropriadas no caso de marmitas tamanho família. Os pratos e porcelanas também podem ir no aparelho, desde que não tenham detalhes metálicos.
Outra opção são os potes feitos com plástico polipropileno, que é o material mais comum utilizado em marmitas de plástico. Esse tipo de material costuma ser mais resistente, podendo suportar temperaturas altas e baixas.
Cuidados gerais para esquentar a marmita no micro-ondas
1 – Cuidado ao aquecer líquidos: seja água, sopa ou qualquer outro tipo de alimento líquido, após o aquecimento é preciso abrir levemente a porta do micro-ondas e deixar por uns segundos antes de tirá-lo do aparelho. Isso porque o choque térmico pode fazer com que o líquido espirre para fora do recipiente o que pode causar queimaduras.
2- Tampe os alimentos ao esquentar a comida: os micro-ondas mais modernos costumam vir com uma tampa plástica para tampar as refeições ao esquentá-las. Use-a para evitar que as ondas de calor do eletrodoméstico cheguem diretamente na comida. No caso das marmitas, mantenha a tampa fechada durante o aquecimento.
3- Para não ressecar a comida: Se você também sente que a comida aquecida no micro-ondas fica mais seca que o normal, aqueça um copo de água junto com a marmita. A água do copo evapora, ajudando na umidificação da área em que o alimento é aquecido.
4- Coloque a comida no prato antes de esquentar: Para uma refeição variada, divida a marmita em pratos separados. Assim, você garante um aquecimento uniforme e de qualidade para a sua comida.
Gostou das nossas dicas? Para acompanhar posts e ideias como essa, não deixe de acompanhar o site do EPA e as nossas redes sociais.