Entenda o que é segurança alimentar e qual a sua importância
24 de junho de 2022 Alimentação saudávelNeste mês de junho, a Organização Pan-Americana da Saúde, juntamente com a OMS, estabeleceu o Dia Mundial da Alimentação Segura. O principal objetivo da data é chamar a atenção e inspirar ações para ajudar a prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar, contribuindo para a segurança dos alimentos, saúde humana, prosperidade econômica, agricultura, acesso a mercados, turismo e desenvolvimento sustentável.
Assim, no post de hoje nos dedicaremos ao tema da segurança alimentar. Tópico cada vez mais discutido e que tem uma importância fundamental para a saúde de todos e todas, bem como um papel relevante na luta contra a fome mundial. Vem com o EPA para saber mais sobre o assunto!
Você já ouviu falar em segurança alimentar?
O termo segurança alimentar consiste num conjunto de ações que visam combater a ocorrência da fome no mundo a partir de um ponto de vista humanizado. Assim, entender a importância da alimentação para o desenvolvimento humano e social faz parte das medidas implementadas pelas políticas de segurança alimentar.
Diversas são as formas de garantir mais segurança alimentar. O desenvolvimento agrícola de um país, a distribuição, armazenamento seguro são alguns deles. A fiscalização de alimentos, além das medidas de preservação ambiental também. O importante é garantir que alimentos em bom estado de conservação e de alto valor nutritivo cheguem à mesa da população.
Vale a pena ressaltar que a busca por segurança alimentar deve ser incentivada em todos os âmbitos, uma vez que a nutrição é parte importante do desenvolvimento de um país. Criança com fome não aprende, solo sem nutrientes tornam-se improdutivos, e trabalhadores desnutridos não são capazes de exercer seu trabalho. Assim, a segurança alimentar é parte da dignidade humana e, por isso, é tão importante se ater a este tema.
Por isso, evite sempre o desperdício de alimentos
Parte importante da luta pela segurança alimentar diz respeito à conservação e ao não desperdício. Isso porque grande parte da produção mundial de alimentos é descartada antes mesmo de chegarem às prateleiras. Por isso, empresas devem garantir que seus estoques, centros de distribuição e armazenamento estejam sempre agindo de modo a minimizar perdas. É relevante também que a população evite o desperdício dentro dos seus lares. Aqui no nosso blog e nas nossas redes sociais sempre damos dicas de aproveitamento de alimentos.
Além disso, o EPA treina seus funcionários para que todos os alimentos das prateleiras, estoque, gôndolas e geladeiras sejam sempre seguros para alimentação, estando dentro da validade estabelecida e seguindo as regras de conservação.
A preservação da natureza também diz respeito à segurança alimentar
O plantio de alimentos requer um solo saudável e um clima estável. Isso porque, o desmatamento provoca mudanças no que diz respeito à saúde da terra. Descompassos climáticos como ciclones, tufões, tempestades e secas permanentes provocam danos irreparáveis no que se refere à produção de alimentos seguros e de qualidade.
Assim, a abordagem para o combate à fome e desnutrição partem também de uma ideia naturalista. Isso visa assegurar que no futuro tenhamos água e outros recursos naturais suficientes para viver com qualidade.
Frutas, legumes, vegetais, carnes, ovos, leite, tubérculos, enfim, todos os alimentos que consumimos diariamente dependem da natureza. Preservá-la significa se preservar, garantindo que no amanhã você terá alimento nutritivo e de qualidade.
Nós do EPA sabemos sobre a importância dos debates e combate à insegurança alimentar. Faça também a sua parte, não desperdice, cuide da natureza e do próximo. Compartilhe este post para que mais pessoas possam aprender sobre esse assunto tão importante.