Ervas aromáticas: o que são e quais preciso ter em casa?
16 de agosto de 2021 DicasAs ervas aromáticas ou ervas-de-cheiro são ingredientes excelentes para adicionar sabor aos seus preparos. Diferentemente dos outros temperos, que costumam vir de raízes, sementes ou cascas de planta, esse tipo de tempero advém das folhas. Além de garantir maior sabor para as receitas, as ervas também podem ser utilizadas no preparo de chás, consumidas frescas ou secas.
Todo mundo que adora se aventurar na cozinha precisa ter ervas aromáticas em casa. Que tal conhecer algumas que você não pode deixar de usar? Continue lendo!
Manjericão
O manjericão é super versátil e vai bem com massas, carnes e outros pratos. Geralmente associado à culinária mediterrânea, ele é o melhor amigo de receitas com tomate e bastante azeite. Dê preferência para a versão fresca do manjericão, é fácil de plantar e é uma planta que sobrevive o ano todo.
É possível encontrar vários tipos de manjericão: roxo, doce, miúdo, limão e tailandês. Veja o uso sugerido:
- Acompanhado com queijo fresco
- No preparo de molho pesto
- No molho de tomate
- Pizzas
- Saladas
- Sucos e chás.
Hortelã
Também conhecida como menta, a hortelã vai bem em chás, saladas, molhos e pratos árabes como o kibe. A erva possui qualidades medicinais que contribuem no combate da azia e má digestão.
Uso sugerido:
- Chás
- Sucos
- Molhos para salada
- Kibe
- Bolinho de carne
- Preparos com carne de cordeiro
Coentro
Erva aromática de sabor característico, não são todos os gostos que apreciam o coentro. Mesmo assim, ele é estrela de diversas receitas, trazendo um toque picante e refrescante ao mesmo tempo para preparos condimentados. Muito tradicional na culinária indiana, peruana, mexicana e tailandesa, aqui no Brasil o coentro é geralmente utilizado em pratos do nordeste.
Uso sugerido:
- Guacamole
- Peixadas e Moquecas
- Cozidos e Guisados
- Receitas com frutos do mar
- Receitas com porco
Cebolinha
Uma das ervas mais famosas da culinária, a cebolinha tem esse nome devido a aparência de seu bulbo, branco e redondo, assim como uma cebola. Além disso, a erva tem um sabor refrescante e um pouco ácido como a cebola.
A cebolinha pode ser cultivada durante todo o ano, desde que em solo bastante fértil e com frequente contato com a luz solar
Use em:
- Caldos
- Cuscuz
- Refogado de legumes
- Omeletes
- Pratos com queijos
- Saladas
- Sopas.
Alecrim
Erva aromática de sabor marcante, o alecrim é composto por folhinhas finas e pontudas. É uma erva comum do ano todo e vai bem com carnes adocicadas como peixe e porco.
O chá de alecrim melhora a digestão e tem propriedades que reduzem a produção de gases, ajudando no alívio de problemas gastrointestinais.
Acompanhe os melhores usos:
- Chás
- Carne de porco
- Receitas com batatas
- Peixadas e outros preparos com peixe
- Ensopados
- Caldos
Orégano
Fresco ou seco, o orégano é uma erva de sabor forte e característico. Popular no paladar brasileiro, o orégano dá aquele “sabor de pizza” em diversos preparos.
Use em:
- Molho de tomate
- saladas
- Pizzas
- Massas
- Torradas
Salsinha
Idealmente, a salsinha deve ser utilizada fresca e logo após a colheita para que seu sabor seja aproveitado no preparo. Além disso, use a erva somente no final da receita, para que ela não perca suas características.
Use a salsinha em:
- Saladas
- Carnes
- Ensopados
- Molhos
- Saladas
- Caldos
- Sopas
Adicione ervas aromáticas nos seus preparos e se surpreenda! Essa é uma forma simples, barata e super saudável de complementar receitas, dando um toque só seu. Descubra outras dicas aqui no nosso Blog ou no nosso Instagram!