Festa Junina: comemore a data com essa deliciosa receita de canjica cremosa
22 de junho de 2020 receitasCom a chegada do mês de Junho vem também a vontade de festejar uma das festas mais populares em todo Brasil: a festa junina. Sabemos que com a pandemia que enfrentamos em 2020, não será possível festejar ao modo tradicional. Mas, isso não nos impede de trazer um pouquinho dessa festa para dentro de casa, não é mesmo? Pensando nisso, dedicamos este post a ela, a gloriosa Festa Junina! Além de aprender um pouquinho mais sobre a festividade vamos ensinar uma receita de canjica cremosa que trará aquele toque especial para as comemorações em casa. Gostou? Continue lendo o nosso post e boas festas!
A história da festa junina
As festas juninas brasileiras são homenagens à 3 santos católicos. O Santo Antônio (13), o São João (24) e São Pedro (29). Entretanto, segundo historiadores, as festas nesta época do ano são comuns ao mundo todo. No hemisfério norte o mês de junho é marcado pelo solstício de verão- data que marca o dia mais longo do ano. Assim, vários povos em todo mundo celebravam rituais no mês de junho em busca de melhores colheitas.
Mas, como a festa junina brasileira virou o que conhecemos hoje?
Mesmo antes da colonização portuguesa no Brasil, indícios históricos apontam que os povos indígenas nativos do país também celebravam rituais de fertilidade e colheita em junho.
Com a chegada dos povos Europeus no Brasil, os costumes nativos e cristãos se fundiram. É por isso que as nossas festas juninas são representadas pelos santos católicos. Legal, não é?
Outra curiosidade é que a famosa “quadrilha” é um costume francês do século 17. A nossa coreografia é uma adaptação influenciada pela tradição das contradanças de salão no país europeu. Nada disso muda o fato de que a nossa festa junina continua única e especial! Isso tudo graças ao nosso toque brasileiro, nossa cultura, nossa música, nossos costumes e comidas, Falando em comida…
Pratos típicos de festa junina
Sem ideia na hora de montar o cardápio da sua festa junina em casa? A gente te ajuda! Confira abaixo uma lista com os diversos pratos típicos desta época do ano. Ah, e é claro que sua festa em casa não precisa ter todos os pratos. Mas é bom caprichar nos quitutes! As bandeirinhas e os trajes típicos podem ser um incremento interessante para deixar sua família toda no clima! Confira:
- Bolo de Milho Verde
- Baba de moça
- Biscoito de Polvilho
- Pipoca
- Curau
- Pamonha
- Canjica
- Milho Cozido
- Quentão
- Vinho quente
- Broa de Fubá
- Cocada
- Pé-de-moleque
- Paçoca
- Cachorro quente
- Pastel frito
- Pinhão
- Cuscuz
- Espetinhos de carne
Receita de canjica doce especial
Ingredientes:
- 300g de milho branco para canjica
- 1 litro de água
- 1 canela em pau
- 2 cravos-da-índia
- 1 litro de leite
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 1 lata de leite condensado
- Canela em pó a gosto
- Raspas da casca de 1 laranja
Modo de Preparo:
Primeiramente, coloque o milho para canjica, a água, a canela em pau e o cravo para cozinhar em panela de pressão em fogo baixo. Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos após iniciada a pressão.
Retire a pressão da panela e, com cuidado, retire a tampa. Em outra panela, em fogo baixo, acrescente o açúcar, o leite, o leite condensado e a canjica cozida. Mexa de vez em quando, sem tirar o olho da panela, por 30 minutos ou até o caldo ficar bem cremoso.
Sirva em um refratário médio ou, se preferir, em tacinhas individuais. Finalize com as raspas de laranja e a canela em pó a gosto. Fica uma delícia!
Gostou? No EPA você encontra as melhores ofertas para o seu arraiá! Passe no EPA mais próximo de você e boa festança!