História / Trajetória

O começo, em 1.950, foi com uma pequena mercearia na zona oeste da capital mineira. Nove anos depois já é uma rede de dez mercearias e trinta funcionários. O primeiro supermercado surge em 1.972, no coração de Belo Horizonte.

O empreendimento, então, passa a ser uma sociedade por ações e se transforma em Epa Supermercados S/A e vive um período de grande expansão.A empresa, desde sua fundação, esteve focada nos clientes das classes C, D e E. Em 1.996, decidiu atuar em outro nicho de mercado, que é clientela das classes A e B. Surge, então, o Mart Plus, um novo conceito de supermercado.

Epa Supermercados

dma_distribuidora

No início de 2.000, um novo grupo de acionistas se forma e a DMA Distribuidora passa a ser uma sociedade anônima.
A rede, com atuação apenas no mercado de Minas, inaugura sua participação no mercado do Espírito Santo em 2.003.
Em 2.010, cumprindo sua proposta de modernização tecnológica, investiu na implantação do sistema de gestão SAP, que abrange todos os processos da empresa: financeiro, contábil, fiscal, comercial, compras, vendas lojas, logística e gestão de estoque. Além disso, está por trás do controle da produção de perecíveis e integra também todos os processos dos PDVs. Buscando maior eficiência na integração das equipes, neste período, trocou também a sua solução de correio eletrônico e implementou uma intranet com sistemas de Workflow. Com isso, o Epa é, hoje, a única rede supermercadista no país que tem este controle efetivo de toda a sua operação.
Já em 2014, a estratégia de expansão foi reavaliada e as lojas de bandeira Mart Plus mudam para Epa Plus, gerando com isso um aumento considerável de fluxo e vendas.

epa_coronel_fabriciano

2015 foi um ano de grande expansão para o Epa, principalmente em Minas Gerais, com a abertura de 19 novos pontos de venda, chegando com sua marca a Governador Valadares, Teófilo Otoni e Nanuque, além de Ponte Nova, Itabirito, Ouro Preto, Ouro Branco e Pedro Leopoldo, em Minas Gerais.
Em 2016 o projeto de expansão continuou e foram abertas unidades nas cidades de Congonhas e Coronel Fabriciano, além de novas lojas em Belo Horizonte e Contagem, todas em Minas. Também em 2016 a DMA promove a volta ao mercado da tradicional e reconhecida marca Mineirão, agora no formato atacarejo.
Em 2017, o projeto de expansão promoveu a abertura de 17 unidades de venda das bandeiras Epa e Mineirão.
Em 2.018 e 2.019, o projeto de expansão se consolidou e foram abertas 13 unidades do Mineirão e 7 unidades do Epa… A bandeira Mineirão chega, assim, ao estado da Bahia através da operação de sua loja em Porto Seguro. Em Minas, o Mineirão inaugura em Itajubá, Viçosa, Caratinga, Juiz de Fora, Varginha, Conselheiro Lafaiete, Matozinhos, Nanuque além de Contagem e Belo Horizonte. No Espírito Santo chegamos a São Mateus e também abrimos uma unidade em Vitória.

Já a bandeira Epa consolida sua operação inaugurando unidades em Belo Horizonte, Lagoa Santa e Santos Dumont.
Já em 2.020, as unidades do Mineirão de Uberaba, Uberlândia, Coronel Fabriciano e Guanhães/MG, Ilhéus/ BA e Cachoeiro do Itapemirim, Serra e Vila Velha / ES foram inauguradas com sucesso. Depois viajamos para o Norte e Nordeste do país e a bandeira Mineirão se estabeleceu em Natal/ RN, São Luís/MA, Petrolina e Caruaru/PE, João Pessoa/ PB, Porto Velho/ RO, Rio Branco/ AC. E ainda inauguramos uma loja em Foz do Iguaçu / PR.
Voltamos pra Minas e mais uma unidade do Epa foi inaugurada em Sete Lagoas, Carandaí e nos bairros Anchieta e Havaí, em Belo Horizonte.
Muitas outras inaugurações ainda estão por vir…. O ano promete!
Atualmente, a DMA Distribuidora S/A está entre as maiores empresas de varejo alimentício de Minas Gerais e é a maior do Espírito Santo. Com capital 100% nacional, está entre as maiores empresas do país.
A DMA Distribuidora S/A conta hoje com 170 unidades, sendo 113 lojas Epa Plus em Minas Gerais e 19 no Espírito Santo; 35 unidades Mineirão Atacarejo em Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia e Acre, empregando de forma direta cerca de 17 mil profissionais e mais de 50.000 de forma indireta.
Praticante de políticas sociais e ambientais exemplares, a DMA se orgulha de patrocinar e apoiar diversas instituições beneficentes, promovendo também inclusão social, acesso à cultura, educação e saúde.
Atualmente, a DMA se mobiliza junto à sociedade em Minas Gerais, em prol do Hospital da Baleia para manutenção do seu Núcleo de Pediatria e, em Vitória e região metropolitana, em prol da AFECC (Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer), para custeio dos atendimentos e tratamentos médicos e manutenção da Casa Rosa, através de campanhas de arrecadação junto a seus clientes, que podem doar através de cartão de crédito ou débito o que acarreta um repasse direto para a instituição.
Na esfera ambiental, a empresa é reconhecida por desenvolver e sustentar vários projetos de grande relevância para a preservação do meio ambiente, como a instalação de ilhas ecológicas em seus pontos de venda para recolhimento de materiais recicláveis, óleo, lâmpadas, pilhas, baterias, além de várias outras atitudes que são reconhecidas pela sociedade e pelos órgãos competentes.