5 dicas para deixar a sua carne mais macia e suculenta
09 de março de 2023 DicasSaúde e Qualidade de VidaE aí, vizinhas(os)! Hoje eu vou falar algumas dicas para você que ama uma carne bem feita! Ninguém merece comer carne dura, não é mesmo? Diversos podem ser os motivos para que o seu corte fique duro. Pode ser porque ela foi cozida durante muito tempo, ou a temperatura usada foi muito alta. Também pode ser que a carne não tenha sido cozida corretamente, como não ter sido temperada adequadamente antes de ser colocada na panela.
Porém, apesar dos erros, existem também truques que podem garantir um resultado mais suculento e saboroso. Vem comigo saber os principais!
1- A marinada será a sua melhor amiga
A primeira dica para deixar a carne mais macia é dar um banho de marinada. Para isso, basta misturar uma quantidade adequada de água, vinagre e/ou suco de limão, azeite, temperos, ervas e especiarias de sua preferência. Deixe a carne descansar no sumo por no mínimo 30 minutos. Além de amaciar a carne, a marinada deixa o seu preparo ainda mais saboroso.
2- O martelinho realmente ajuda a amaciar o seu bife
Outra dica infalível é recorrer ao martelinho de cozinha – que é útil, principalmente, para amaciar bifes e filés mais finos. Nesse caso, basta martelar de leve toda a extensão da carne e, depois, aplicar os temperos que preferir. Não tem erro!
Outra dica importante é não cozinhar a carne por muito tempo. Se possível, utilize métodos de cocção com menos calor, como o cozimento a vapor ou o assado no forno. Esses métodos levam mais tempo para serem preparados, mas garantem que a carne fique mais macia.
3- Cuidado na hora de cortar os filés
Não é só a peça da carne que determina o quão macia ela é, mas também a maneira como ela é cortada. Por isso, preste bastante atenção: mesmo que você utilize os melhores produtos do mercado ou tenha a paciência de esperar várias horas pela textura perfeita, tudo será em vão se não souber usar as técnicas certas na hora de cozinhar.
Primeiro, encontre a direção das fibras da carne e fatie através delas de forma perpendicular e não paralela. Ao cortar dessa forma você diminui o tamanho das fibras, deixando o filé muito mais fácil e prazeroso de mastigar.
4- Fique de olho no preparo
Alguns cortes de carne são realmente mais duros, como é o caso da costela de boi, coxão duro, músculo e paleta. Nesses casos fique no tamanho da peça e na técnica de preparo.
Em geral, esses cortes necessitam de mais tempo para serem preparados e por isso pode ser recomendado o uso de panela de pressão para que a peça fique mais macia, suculenta e saborosa sem gastar muito tempo e muito gás.
Se você for preparar no forno a dica é cobrir a carne com papel alumínio para mantê-la macia enquanto assa.
5- Respeite o tempo de descanso da carne
Quando for servir a carne já assada, espere para cortá-la! Cortar a carne quente vai eliminar todo o líquido que ficou dentro dos tecidos e fará com que ela fique seca.
Por isso, deixe a carne descansar por alguns minutos para que os sucos se redistribuam e assim ela fique mais suculenta. Mas tome cuidado: se você deixar a carne descansar por muito tempo, ela vai começar a secar e ninguém quer comer carne seca e fria, não é mesmo?
Você tem alguma dica para deixar a carne mais macia e que eu não falei por aqui? Compartilhe com a gente nos comentários! Adoro saber truques novos e os meus leitores também. Beijinhos e até a próxima 😉