Top 10 tipos de queijos para você que é fã
08 de novembro de 2019 DicasExiste alimento mais versátil do que o queijo? Ele fica bem no café-da-manhã, naquela salada grega e na sobremesa com um doce de leite ou goiabada, além de ser uma ótima opção para refeições mais gourmet, acompanhado do vinho de sua preferência. Então, se você é fã dessa delícia, fique ligado no nosso top 10 tipos de queijos!
Muçarela
Entre os tipos de queijos existentes, esse é provavelmente o mais popular e consumido no Brasil. Quem não gosta daquele misto-quente com muita muçarela, não é? A muçarela é um queijo de origem italiana (o nome original se escreve “mozzarella”), e é tipicamente culinário. Seu sabor é fresco, lácteo, agradavelmente ácido e, quando fresco, sua textura é tenra e borrachuda.
O queijo pode ser consumido frio, puro ou em saladas, ou cozido, e como ingrediente de pizzas, massas e recheios.
Provolone
Assim como a muçarela, o provolone também é um queijo proveniente da Itália que se popularizou no Brasil. Ele apresenta uma consistência mais firme, com uma casca amarela e fina e um sabor levemente acentuado. É ideal para derreter na churrasqueira e para acompanhar em massas.
Cottage
O queijo cottage é conhecido por qualquer pessoa que está de dieta, por causa do seu baixo valor calórico e alto valor nutricional. Ele foi levado aos Estados Unidos pelos ingleses e, desde então, se tornou o segundo queijo mais consumido no país, atrás apenas do cheddar. Depois de ficar famoso nos EUA, o cottage foi difundido por todas as Américas.
O queijo é uma massa com consistência granulada, devido ao creme de leite e os espessantes agregados na sua fase final de produção. Seu sabor é ligeiramente ácido e fresco.
Brie
O nome é uma homenagem à cidade de origem do queijo: Brie, na França. Ele é produzido a partir de leite de vaca e sua “casca” clara aveludada é resultante da fermentação causada por um fungo. Apresenta uma cor pálida, uma textura macia e um sabor suave.
Pode ser combinado com diversos pães, tábuas de queijo, chocolates e acompanhado champanhe. Além disso, funciona muito bem com geleias, principalmente de frutas vermelhas.
Gorgonzola
O queijo gorgonzola é originário da Itália e, apesar de dividir opiniões aqui no Brasil, em seu país de origem é unanimidade, sendo o terceiro mais consumido pela população italiana. Com aparência estranha para muitos, por causa da presença de fungos, ele é levemente frutado, salgado e picante ao mesmo tempo. Tem consistência macia, que derrete na boca.
O gorgonzola também é um queijo muito versátil: pode ser comido em saladas, puro, e acompanhado de cerveja ou vinhos doces.
Ricota
Como vários tipos de queijos dessa lista, a ricota também foi inicialmente produzido na Itália. Ela é feita a partir do soro do leite e apresenta um sabor levemente ácido. Apesar de ser firme, uma boa ricota não pode ser sólida e deve desmanchar na boca.
Pode ser utilizada no recheio de massas, em sobremesas, sanduíches e em patês. E por ser bem leve, a ricota funciona muito bem quando combinada com um azeite em um lanche com pão de casca dura.
Prato
Este é um queijo 100% brasileiro, originário do sul de Minas Gerais. A massa é de consistência firme e seu sabor é suave e amendoado. Devido a sua facilidade em derreter, é muito utilizado em sanduíches e lanches quentes, mas combina também com embutidos de carne e outros queijos e frios.
Parmesão
O parmesão possui um sabor picante, textura levemente cristalizada e cor amarelada. Ele é de origem italiana e, durante sua produção, o leite de vaca é parcialmente desnatado pela gravidade. Ele é melhor apreciado quando servido em pedaços ou lascas, ou gratinado e ralado em molhos e massas.
Cheddar
O tradicional queijo cheddar é amarelo suave e pode variar entre o marfim e laranja, é duro em seu estado original, apresenta um aspecto de mármore e seu aroma pode lembrar nozes e maçã. O que é servido nos hambúrgueres de fast-food é, na verdade, a soma de variados tipos de queijos, emulsificantes, água e corantes.
O cheddar legítimo é produzido com leite de vaca. Contudo, leite de ovelha, búfala, etc também podem servir de matérias-prima.
Requeijão
O requeijão também é um queijo de origem brasileira e é obtido através da mistura de massa coalhada, creme de leite e sal. Pode ser encontrado em formato pastoso ou em pedaços. Sua cor é bem próxima do branco e o sabor é suave. Ele é muito utilizado como substituto da manteiga em lanches, pães, torradas e em recheios.
Apostamos que você ficou com água na boca depois dessa nossa lista! Então, corre pro EPA mais próximo e prepara aquela tábua de queijos que você merece!